ASSOCIAÇÃO CULTURAL
RURAL VIVO

Rural Vivo! é uma associação cultural sem fins lucrativos, baseada no Campo do Gerês (S. João do Campo), constituída por um grupo de artistas, artesãs/ãos, agricultoras/es, músicos/as e investigadores/as. Tem como objecto contribuir para um desenvolvimento sustentável a nível social, cultural e económico das e dos habitantes do meio rural da Serra do Gerês, através da criação de projectos e da dinamização de eventos e actividades nas áreas: agrícola, ecológica, educativa, artística e cultural.

 

QUEM SOMOS?

 Somos um colectivo de pessoas naturais e/ou residentes no Campo do Gerês que vem dinamizando diversos tipos de actividades num contexto rural algo isolado, o qual dispõe de uma escassa oferta cultural.
  Começámos em 2009 a dinamizar actividades sócio-culturais com as crianças da comunidade local, reactivando a antiga Associação Recreativa e Cultural do Campo (A.R.C.Ca.) junto com os jovens adult@s da aldeia.

 Em 2012 criou-se o Núcleo de Agroecologia do Campo do Gerês (N.A-E.C.) com o fim de sensibilizar acerca do impacto ambiental do ser humano na Terra, questionando sobre os sistemas de produção agrícola, divulgando e oferecendo conhecimentos práticos e teóricos da Agroecologia através de jornadas, cursos e oficinas. Um profundo estudo de prospecção frutícola na região foi desenvolvido, assim como a reprodução de sementes de variedades agrícolas tradicionais.
  A partir de 2019, junto com novos membros residentes, cria-se a Associação Cultural Rural Vivo!, com o fim de fortalecer o tecido rural que tão enfraquecido está pelo êxodo que o atinge, ampliando a oferta cultural, e desenvolvendo projectos nas áreas de Agroecologia, Educação e as Artes, sendo a Resiliência Rural o pano de fundo, e tendo sempre os eixos da Investigação e/ou da Intervenção.

OBJETIVOS

1. Valorizar a herança natural e cultural da Serra do Gerês.

2. Resgatar os saberes e práticas ancestrais do meio rural.

3. Incentivar práticas de reflexão, investigação e criação nas suas áreas de intervenção: cultura, educação, arte, agroecologia.

4. Facilitar o acesso à cultura. Organizar uma agenda cultural e promover actividades sócio-culturais.

5. Organizar eventos que permitam explorar a linguagem artística.

6. Fomentar e impulsionar a criação artística.

7. Dinamizar actividades que dêem a conhecer formas e práticas para uma vida sustentável e ecológica, e promover formações nesta área.

8. Criação de um projecto educativo inclusivo que ofereça métodos e ferramentas para o estudo de múltiplas disciplinas, disponibilize material didático apropriado, disponha de recursos humanos e materiais, e ofereça uma orientação pedagógica fundamentada na Educação Integral e Holística.

9. Oferecer formações que capacitem de forma completa e consciente o cidadão e a cidadã do século XXI.

10. Consciencializar sobre a biodiversidade existente e a necessidade da sua preservação e expansão, assim como da responsabilidade colectiva da gestão dos recursos naturais.

11. Sensibilizar sobre o respeito à Terra como fonte criadora de Vida.

12. Promover o respeito à diversidade e multiculturalidade, e à não discriminação enquanto ao género, religião ou nacionalidade.

13. Promover o associativismo através de parcerias.

cc rural vivo

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now